Excelente no combate às algas de aquários, a turmalina negra regulariza o PH da água e promove a absorção de nutrientes pelas plantas, fazendo assim com que cresçam saudáveis. Ideal para colocar como mídia filtrante no filtro do aquário, também podendo ser posta diretamente por cima do substrato ou cascalho.
A turmalina é uma pedra utilizada a milênios por diversas culturas e possui propriedades físicas de utilização bio-estimulantes e bio-inibidoras. O Brasil é um grande produtor de turmalina, em especial o estado de Minas Gerais, que possui as maiores jazidas dessa pedra. Muito utilizada por suas características benéficas em diversos países, como China e Japão.
Propriedades da Turmalina
- Piro e piezo eletricidade: capacidade de carregamento elétrico e polarização através de aquecimento, como se fosse uma pilha; e geração de campo elétrico através da pressão mecânica por vibração. Por essas duas propriedades, a turmalina incentiva o crescimento de plantas e a formação celular de micro organismos.
- Emissão de radiação infra-vermelho distante: essa com implicações sobre os seres vivos e moléculas orgânicas. Essa radiação de baixa freqüência não causa danos na maioria dos casos e promove a melhora da função celular de alguns organismos de forma indireta.
Características da turmalina em relação a organismos vivos
- Aumento no crescimento e aceleração metabólica em microorganismos;
- Aumento na concentração de bactérias nitrificantes e eficiência de nitrificação;
- Aumento no crescimento celular e fosfatase alcalina de CO2, promovendo melhor absorção dos nutrientes pelas raízes das plantas, quando a turmalina está associada a substrato fértil;
- Regulação do pH neutralizando substâncias muito ácidas ou alcalinas, além de diminuir o teor de cloro;
- Composto para inibição de crescimento de algas em aquários.